quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Aprender a ler muda a estrutura do cérebro

"Será que a alfabetização tem a capacidade de melhorar a função cerebral? E o que acontece ao cérebro dos analfabetos quando apreendem a ler? Para avaliar estas relações, uma equipa liderada por dois neurocientistas franceses obteve imagens pormenorizadas do cérebro de voluntários analfabetos e escolarizados e chegou a resultados surpreendentes.
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Os investigadores constataram que o impacto da alfabetização sobre o cérebro "era maior do que os estudos anteriores davam a entender". Verificaram que aprender a ler aumenta as respostas no córtex visual, não apenas numa região especializada para a forma escrita das letras, mas também no córtex visual primário. Ler também aumenta a resposta à língua falada no córtex auditivo, o que, segundo os cientistas, explica-se pelo facto de os analfabetos não poderem realizar jogos de linguagem, como os de excluir o primeiro som de uma palavra.
A leitura também revelou uma activação de uma extensão do córtex linguagem e de uma outra, denominada “comunicação em dois sentidos”, entre a linguagem escrita e a falada. Na prática, isto significa que, quando um leitor vê uma frase activa o córtex da linguagem falada e ao ouvir uma palavra torna possível a rápida reactivação do seu código ortográfico convocado no córtex visual."

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