quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Frutos do Outono - Noz

 
Ao incluir nozes no seu padrão alimentar estamos a dar um passo importante na prevenção de doenças cardiovasculares. A noz é o fruto da nogueira pertencente à família das Juglandáceas. Requer um clima temperado a fresco para amadurecer.

Ao longo da sua história, este fruto seco tem sido altamente reverenciado devido às suas propriedades medicinais.

De salientar que as nozes apresentam um valor energético muito elevado, por esta razão, a sua ingestão deve ser moderada. Este delicioso fruto seco é uma excelente fonte de n-3, um ácido gordo que o organismo não sintetiza. Os potenciais benefícios deste nutrimento para a saúde vão desde proteção cardiovascular, por favorecer o perfil lipídico em indivíduos com hipercolesterolemia; promoção da função cognitiva; efeito anti-inflamatório, evitando a formação da placa de ateroma.

O teor considerável em vitamina B6, promove o bom funcionamento do cérebro e a produção de glóbulos vermelhos.

Frutos do Outono - Laranja

A laranja é rica em vitaminas do complexo B, contém um pouco de vitamina A e é considerada a melhor fonte de Vitamina C (duas laranjas por dia fornecem a quantidade de vitamina C de que o organismo precisa). Além disso, contém açúcares simples, que são facilmente assimilados pelo organismo.
A laranja é uma fruta com elevado teor de água e um baixo teor calórico. Além de ser rica em vitamina C, também constitui uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. A sua cor característica deve-se às quantidades apreciáveis de β-caroteno.
A laranja é também uma boa fonte de ácido cítrico, o que potencia a ação da vitamina C. A quantidade de fibra é apreciável, e esta encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que é muitas vezes removida). A fibra solúvel que existe na laranja pode facilitar o trânsito intestinal, diminuir a absorção dos níveis de colesterol e diminuir a os picos glicémicos (reduzir os picos de açúcar no sangue).


Frutos do Outono - Castanha

A castanha que comemos é, de facto, uma semente que surge no interior de um ouriço (o fruto do castanheiro), constituída por uma grande parte de amido (um hidrato de carbono), o que lhe dá outras possibilidades de uso na alimentação. As castanhas têm mesmo cerca do dobro da percentagem de amido das batatas. São também ricas em vitaminas C e uma boa fonte potássio. Pela sua riqueza em hidratos de carbono, a castanha constitui uma excelente fonte de energia.
As castanhas são comidas assadas ou cozidas. Mas, antes de cozinhadas, deve-se retalhar a casca. Têm bastante água e, quando são aquecidas, essa água passa a vapor. A pressão do vapor vai aumentando e "empurrando" a casca e, se esta não tiver levado um golpe, a castanha pode explodir.
Em culinária, é um alimento muito versátil, podendo ser consumida apenas cozida ou assada, mas também, utilizada como acompanhamento de pratos (castanhas assadas, cozidas ou em puré), em base para sopas, na confeção de molhos e até mesmo em sobremesas e bolos.

Frutos do Outono - Romã


O

suco de romã é conhecido como um bom remédio para problemas estomacais. Quando o suco ou as sementes são tratados com óleo de amêndoas, podem ser usados para tratar dor no peito e tosse crônica. Seca e misturada com gengibre seco, com cominho e sal negro, a romã tem o poder de aumentar o apetite.

Fatores Nutricionais

A romã contém cálcio, potássio, ferro e fitonutrientes que ajudam a proteger o corpo contra doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatóide e cancro. A romã também retarda o processo de envelhecimento, neutraliza os radicais livres e ajuda a eliminar as gorduras do trato digestivo.


Frutos do Outono - Uvas

 
O conteúdo em açúcares elevado, principalmente frutose e glicose, é responsável pelo facto de a uva ser um dos frutos com valor energético mais elevado. O conteúdo em fibras alimentares é moderado. É rica em potássio e tem um teor moderado de cálcio, fósforo e magnésio. De entre as vitaminas, destaca-se o teor de vitamina B6 e, somente na uva preta, os carotenos (pro-vitamina A).
Os fitoquímicos presentes na uva têm importantes propriedades antioxidantes, que atuam na manutenção da integridade funcional dos vasos sanguíneos e do sistema nervoso, ajudam a combater o envelhecimento e na proteção contra infeções, alguns tipos de cancros e doenças degenerativas.
A uva pode ser prejudicial a pessoas que padeçam de cálculos renais porque tem quantidades elevadas de ácido oxálico, que se pode ligar a minerais, como o cálcio, e agravar a formação dos cálculos. Como é rica em açúcares, o consumo de uva deve ser moderado em pessoas com diabetes e/ou excesso de peso.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Frutos do outono - Dióspiro

O dióspiro é constituído principalmente por água, tal como a maioria das frutas. É rico em hidratos de carbono, sobretudo frutose, o que determina o seu valor energético moderado e o sabor doce. Tem quantidades moderadas de fibra solúvel, de carotenos (provitamina A) e de potássio.

Vantagens e Desvantagens:
Devido ao seu elevado teor de hidratos de carbono, principalmente daqueles com absorção rápida, o consumo de diospiro deverá ser moderado pelas alterações de glicemia (nível de açúcar no sangue) que podem provocar.
Quando a pectina, uma fibra solúvel encontrada nas frutas, chega ao intestino sofre um processo de fermentação que liberta ácidos gordos, responsáveis por efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente no controlo da glicemia e dos níveis de colesterol no sangue, ajuda no processo inflamatório na parede do intestino e promove uma flora intestinal mais saudável.

O potássio é importante para a tensão arterial, para o equilíbrio dos fluídos do corpo e para a contração muscular. Tem um leve efeito diurético pelo seu conteúdo em água e potássio. É desaconselhado em casos de insuficiência renal, visto que nesta condição o consumo de potássio é restrito. É importante para uma pele saudável, no crescimento e desenvolvimento ósseo.

 

 

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

2ª sem carne!


Alimentação:
O movimento “2as Sem Carne” começou nos Estados Unidos em 2003 e já se alargou a 24 países. Em Portugal, o PAN lançou hoje esta campanha “com um objetivo muito claro: reduzir o consumo de carne em 15 por cento, o equivalente a um dia por semana”.

Mais informação em:



Portugal com taxa de infecções hospitalares superior à média mundial

"Um estudo realizado em 28 países europeus detectou uma taxa de 11% de infecções em doentes internados em hospitais portugueses, valor muita acima da média total, que se ficou pelos 2,6%, indicam os resultados divulgados esta segunda-feira."

Mais informação em:

Alunas do Secundário descobriram planta que reduz malefícios da quimioterapia

Os alunos também podem fazer Ciência!

"Três alunas do Ensino Secundário descobriram uma planta que reduz a toxicidade das drogas usadas na quimioterapia. O trabalho de investigação é um dos candidatos ao prémio do Concurso Europeu de Jovens Cientistas que começa sexta-feira em Helsínquia.
[...]
A planta era usada como um chá por pessoas com cancro mas apenas aqui na zona de Arouca, porque achavam que tinham efeitos anticancerígenos. Percebemos que a planta reduz a toxicidade de drogas usadas na quimioterapia. Agora precisamos saber se esta planta defende as células saudáveis ou se impede a acção tumoral", explicou Cecília Moreira, 'caloira' do curso de Medicina do Instituto Abel Salazar."

Mais informação em:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2012766&page=-1

quinta-feira, 13 de outubro de 2011


No dia 16 de Outubro celebra-se o Dia da Alimentação. Algumas turmas do 6º ano de escolaridade vão colocar, na cantina escolar, alguns trabalhos que fizeram para a disciplina de Ciências da Natureza. Tudo a partir da próxima 6ª feira!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Uso de telemóveis "possivelmente cancerígeno"

"A agência de investigação do cancro da Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu hoje que o uso de telefones portáteis, nomeadamente telemóveis, deve ser considerado como "possivelmente cancerígeno para os seres humanos".
[...]
O responsável explicou que a classificação 2b significa que "pode haver risco e que é preciso acompanhar de perto a relação entre o uso de telefones portáteis e o risco de cancro"."

Mais informação em:

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dia Mundial da Esclerose Múltipla

"A Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) inaugura uma exposição de pintura, um projecto chamado Música e Artes, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e que tem como objectivo propor aos utentes da SPEM que reproduzissem quadros da obra de Vincent van Gogh.
A inauguração da exposição conta com a presença de Ana Moura, Ana Bacalhau (Deolinda) e Luísa Amaro. O resultado das vendas dos quadros em exposição reverterá para os serviços de apoio social da Sociedade."

Mais informação em:

Quase metade da população portuguesa tem hipertensão

"Quase metade da população portuguesa tem hipertensão arterial, mas a doença só está controlada em 11% dos casos, sendo "preocupante" a percentagem "cada vez maior" de jovens e crianças hipertensas, foi revelado este domingo.
"O último estudo apontava para 42% da população com mais de 18 anos com hipertensão arterial, mas, destes, perto de metade não sabe que é hipertensa", adiantou à agência Lusa o presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH), José Nazaré.
[...]

A mensagem que vai ser transmitida é "Conheça os seus números, meça a pressão arterial", com a SPH a lembrar que a tensão "nunca poderá atingir valores superiores a 14/9", considerado "o número 'mágico'".
"Se estiver abaixo destes valores, é porque a pressão está normal, mas se estiver acima poderá ser elevada, pelo que deve contactar o seu médico para esclarecer se é uma situação de hipertensão arterial", aconselhou José Nazaré."

Mais informação em:

Bruxelas proíbe substância cancerígena na joalharia

"A Comissão Europeia decidiu proibir, a partir de Dezembro o cádmio na joalharia, nas varas de brassagem e em todos os plásticos depois de terem sido detectados níveis elevados deste elemento nocivo em artigos de joalharia.
A nova legislação europeia proíbe a utilização de cádmio em todos os tipos de joalharia, excepto nas peças antigas, em todos os plásticos e também nas varas de brassagem, anunciou a Comissão Europeia, esta sexta-feira, em Bruxelas.
O cádmio é uma substância cancerígena e tóxica para o meio aquático cuja utilização tem vindo progressivamente a ser restringida desde 1988."

Mais informação em:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1856993

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Pão é fruto da investigação conjunta entre a APDP e o Museu do Pão

"O Pão São Diabetes celebra este mês o seu 1 ano de existência. O Pão São Diabetes é um pão de características únicas em Portugal, fruto da investigação conjunta entre a APDP - Associação Protectora de Diabéticos de Portugal e o Museu do Pão, entidade que tem como missão promover e preservar os objectos e o património do Pão Português nas suas vertentes etnográficas, históricas, políticas, religiosas e artísticas, ao longo da sua existência.
[...]
Além de conter ácidos gordos ricos em «ómega 3», o Pão São Diabetes contribui também para diminuir os triglicéridos e controlar o colesterol e a tensão arterial elevada, factores muitas vezes associados à diabetes.
Obtido a partir de uma mistura de farinhas especiais, como é o caso da farinha de trigo, farinha de centeio, flocos de aveia, sementes de girassol e linhaça, farinha de tremoço, glúten de trigo e outros importantes elementos, cujo teor de fibras proporciona também uma sensação de saciedade mais prolongada, o Pão São Diabetes tem como propriedade principal retardar a absorção dos hidratos de carbono e ajudar a manter uma glicemia mais estável."

Mais informação em:

quarta-feira, 27 de abril de 2011

40% dos portugueses expostos a níveis muito elevados

"Quatro em cada dez portugueses estão expostos a níveis demasiado elevados de ruído ambiente, defendeu um especialista, referindo que é prejudicial para a saúde ouvir continuamente barulho do tráfego ou de máquinas, mas também música alta nas discotecas e auscultadores."

Mais informação em:

10 mil novos cancros da pele por ano

"Dez mil novos cancros da pele surgem por ano em Portugal, provocados por exposições solares excessivas, alertou a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo, quando os portugueses começam a expor-se ao sol."

Mais informação em:

Doentes podem ir ao estrangeiro se espera se prolongar

"Em 2010, 24 mil utentes esperaram para lá do tempo legal por cirurgia. Em 2013, podem fazê-lo lá fora e Estado paga."

Mais informação em:
Doentes podem ir ao estrangeiro se espera se prolongar - Portugal - DN

Champalimaud vai ter acesso a banco de tumores

Os investigadores da Fundação Champalimaud vão ter acesso aos bancos de tumores dos hospitais públicos para ajudar na investigação científica, revelou hoje a ministra da Saúde.

Mais informação em:

IPO do Porto iniciou novo tratamento de radioterapia

"O Serviço de Radioterapia do IPO do Porto anunciou hoje ter iniciado um novo tratamento que permite aumentar as doses de radiação de forma mais específica, sem prejudicar órgãos e tecidos saudáveis envolventes."

Mais informação em:

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Campanha 'Comer Bem é Mais Barato' arranca em 7 cidades

"No passado dia 15 de Março arrancou a Campanha 'Comer Bem é Mais Barato' criada pelas fundações Calouste Gulbenkian,e EDP e pela SIC, contando também com o apoio da DECO e da Associação Portuguesa de Nutricionistas. O objectivo desta campanha é contribuir para a mudança de atitudes e comportamentos alimentares das famílias portuguesas e da população em geral.
[...]
Todos os sábados, num local específico e em sessões abertas ao público, serão confeccionadas, pelo “Chef André” da SIC, ementas simples e nutricionalmente completas no valor de 1 euro. O calendário desta campanha na estrada é o seguinte:
• 16 de Abril    Évora – Praça 1º de Maio
• 30 de Abril    Lisboa – Praça da Figueira
• 7 de Maio      Porto – Praça D. João I
• 14 de Maio    Coimbra – Praça 8 de Maio (perto do Mercado Municipal)
• 21 de Maio    Viana do Castelo – Praça 1º de Maio
• 28 de Maio    Faro – Parque da Pontinha
• 4 de Junho    Santarém – Largo Cândido dos Reis"


Mais informação em:
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/campanha-comer-bem-e-mais-barato-arranca-em-7-cidades.html?pagina=2
http://www.gulbenkian.pt/index.php?article=3043&format=404

Japoneses irritados com indemnizações de pouco mais de oito euros

"A oferecer indemnizações de cerca de oito euros por pessoa, a Tokyo Eletric Power Company (Tepco), empresa responsável pela central nuclear de Fukushima, no Japão, irritou os moradores que tiveram de ser evacuados e decidiram rejeitar o dinheiro."

Mais informação em: Japoneses irritados com indemnizações de pouco mais de oito euros - JN

Cuidar de quem já cuidou de nós

"Cabe às gerações mais novas promover a inclusão dos seus seniores e o relacionamento com os outros pode ser o começo de um envelhecimento mais saudável e feliz."

Mais informação em:
http://saude.sapo.pt/saude-em-familia/senior/artigos-gerais/cuidar-de-quem-ja-cuidou-de-nos.html

quarta-feira, 30 de março de 2011

Calças de ganga desgastadas são um risco de saúde para os que as produzem

"A moda das calças de ganga desgastadas é um obrigatório para as fashion victims, mas as verdadeiras vítimas são aqueles que produzem este tipo de produto.O desgaste destas calças consegue-se através de uma técnica chamada "sandblasting", onde se aplica um jacto de areia directamente sobre a ganga.
[...]
As pessoas que trabalham neste método padecem de uma doença pulmonar denominada silicose, uma transformação fibrosa do pulmão cujos sintomas se assemelham aos da tuberculose e  já custou a vida a 46 pessoas e provocou milhões de doentes em países como Turquia, Bangladesh, China e India onde se faz muita da roupa que vestimos."

Mais informação em:

Idosos portugueses têm menos esperança de vida saudável do que os espanhóis

"Portugal tem mais idosos e mais doentes do que Espanha e a esperança de vida saudável aos 65 anos é significativamente superior no país vizinho, revela um estudo comparativo feito pelos institutos de estatística dos países ibéricos.
Enquanto as mulheres e os homens espanhóis têm, aos 65 anos, uma média de 9,8 e 8,6 anos de vida saudável pela frente, nos portugueses essa esperança não vai além dos 6,6 anos e 5,4 anos respetivamente."

Mais informação em:
http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/idosos-portugueses-tem-menos-esperanca-de-vida-saudavel-do-que-os-espanhois.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter