quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Apagão nuclear no Japão até Maio

"O Japão poderá ter todos os seus 54 reactores nucleares parados durante o Verão, admitiu nesta quinta-feira o ministro da Indústria. O Governo já está a estudar planos de emergência para enfrentar um eventual apagão.
Dos 54 reactores do país, apenas cinco estão ainda em actividade. Mas até Maio estes cinco deverão ser desligados para inspecções regulares e ninguém sabe quando voltarão a funcionar.
...
As companhias de electricidade apelam à população e às empresas para reduzirem os seus consumos e são forçadas a recorrer às centrais térmicas para compensar a suspensão do nuclear. O Governo estuda planos de emergência para enfrentar eventuais apagões e incentivos para a opção por aparelhos eléctricos e electrónicos mais eficientes."

Mais informação em:

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Malária: medicamentos falsos e de má qualidade podem pôr “milhões de vidas em risco”

"O alerta foi dado por investigadores internacionais que colaboraram num estudo financiado pela instituição filantrópica Wellcome Trust: actualmente estão a ser usados em África medicamentos falsos ou de má qualidade para tratar a malária e que poderão pôr “milhões de vidas em risco”.
Estes medicamentos contrafeitos - alguns deles oriundos da Ásia - poderão afectar milhões de pessoas dado que poderão fazer com que os parasitas da malária ganhem resistência às substâncias usadas actualmente para tratar esta doença, que se estima que mate 800 mil pessoas por ano."

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Descoberta hormona do intestino que ajuda a reduzir o apetite e a perder peso

"Uma equipa de investigadores da Universidade de Copenhaga deu mais um passo para ajudar as pessoas com problemas de peso a verem os quilos a descerem na balança. Uma hormona segregada pelo intestino e que já se tinha mostrado eficaz na regulação dos níveis de açúcar no sangue, mostrou-se agora capaz de ajudar a reduzir o apetite – o que se traduz mais tarde numa perda de peso.
...
Os autores afirmam, por isso, que a análise “fornece provas convincentes de que a GLP-1, quando dada a doentes obesos, com ou sem diabetes, resulta em benefícios clínicos relevantes, nomeadamente em termos do peso corporal. Também podem ser conseguidos benefícios adicionais ao nível da pressão arterial e do colesterol”."

Mais inforrmação em:

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Consumo do 'ecstasy' prejudica visão

"O consumo do ecstasy pode provocar alterações na visão durante pelo menos 24 horas, conclui um estudo desenvolvido no Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem, da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.
É um primeiro passo para, no futuro, se perceber que efeitos poderá ter o consumo continuado de ecstasy na fisiologia da retina», explica o coordenador da equipa de investigadores, Francisco Ambrósio.
...
A investigação, cujos resultados acabam de ser publicados na revista científica americana, PloS One, durou quatro anos e começou por analisar os efeitos que o ecstasy provoca no cérebro, danos que também se provaram e que podem ser irreversíveis. Os investigadores estão, agora, à espera de encontrar financiamento para a continuação do projeto."

Mais informação em:

Universidade do Minho estuda próteses inteligentes


"A criação de próteses que se comportem com um membro original é o objetivo do projeto que está a ser desenvolvido, em robôs, por uma equipa da Universidade do Minho (UM), foi hoje anunciado.
...
A aplicação deste trabalho parte dos modelos biológicos, procurando replicar a resposta do sistema nervoso a problemas de controlo.
"A originalidade do software de controlo reside na capacidade de aprendizagem, que permite que o robô assimile situações já experienciadas de forma a não repetir o mesmo erro", sublinha Cristina Santos. A investigação será depois transposta para os humanoides.
O projeto "Locomoção Adaptativa e Inteligente" é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com o montante de 197 mil euros e tem conclusão prevista para 2013."

Mais informação em:

Portuguesa premiada por hábitos alimentares

Devemos comer devagar!

"A velocidade com que ingerimos os alimentos tem influência no peso corporal e comer devagar tem resultados equiparáveis aos de uma cirurgia bariátrica, revela um estudo realizado por uma investigadora portuguesa que ganhou um prémio internacional.
...
Segundo Júlia Galhardo, nunca se deve perder menos de trinta minutos a comer, tendo em conta que cada uma das refeições deve incluir uma sopa de legumes e um prato principal.
A investigadora espera que esta descoberta seja divulgada nos centros de saúde, campanhas de esclarecimento ou mesmo nos estabelecimentos de ensino, lembrando que este é um caso de saúde pública.
Júlia Galhardo foi premiada este ano com o Henning Andersen da Sociedade Europeia de Endocrinologia pediátrica."

Mais informação em:

OMS preocupada com o vírus mutante da gripe das aves


E se for o ser humano a criar um vírus perigoso para a nossa espécie?

"A Organização Mundial de Saúde (OMS) manifestou-se hoje "profundamente preocupada" com as pesquisas realizadas em laboratório sobre um vírus mutante da gripe das aves H5N1.
...
O laboratório holandês liderado por Ron Fouchier no centro médico universitário Erasmus de Roterdão anunciou em Setembro ter criado uma mutação do vírus H5N1 potencialmente capaz, pela primeira vez, de se transmitir facilmente entre mamíferos e potencialmente entre humanos.
A Universidade do Wisconsin, nos Estados Unidos, também realizou um trabalho sobre o mesmo vírus, com as duas pesquisas a serem financiadas pelos institutos nacionais americanos da saúde (NHI)."

Mais informação em: