quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Primeiro fármaco português começa a ser comercializado em Espanha

"O primeiro fármaco português, Zebiniz - da empresa Bial - começou este mês a ser comercializado em Espanha, que assim se junta a 10 outros países onde o medicamento, um antiepilético, é já vendido."

Mais informação em:


Estudo europeu comprova benefícios de uma dieta de peixe

"Assim, comer 150 g de peixe, três vezes por semana, como salmão ou bacalhau, ou tomar cápsulas de óleo de peixe, pode melhorar a saúde, em aspectos como o peso corporal, o perfil lipídico, a inflamação e o stress oxidativo. Parece existir uma relação directa entre o consumo de peixe, o nível de ácidos gordos polinsaturados do tipo ómega 3 presentes nas membranas e a saúde cardiovascular. "
...
"A perda de peso foi significativamente maior nos homens, comparativamente às mulheres, devido provavelmente a um metabolismo mais rápido, tendo sidoconfirmada uma redução de 1 kg no peso ao fim de 4 semanas de estudo. Foi verificado que as dietas de peixe facilitaram a perda de peso, tendo contribuído para uma melhoria específica nos marcadores de stress oxidativo, não diminuindo ainda a perda óssea, que se encontra geralmente associada a processos de emagrecimento.
Os resultados obtidos neste estudo reforçam a importância de uma alimentação rica em peixe."

Retirado de:
http://saude.sapo.pt/noticias/peso-nutricao/estudo-europeu-comprova-benificios-de-uma-dieta-de-peixe.html

A importância de comer peixe!

Procura mais informação sobre a importância do peixe em:
http://www.fileiradopescado.com/

Receitas electrónicas entram em vigor em Julho

"Ana Jorge revelou que, "actualmente, mais de 70% da prescrição comparticipada é emitida por meios electrónicos e o objectivo é ultrapassar os 90%"."

Receitas electrónicas entram em vigor em Julho - JN

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Espanhol que recebeu multitransplante de português saiu dos cuidados intensivos

O menino espanhol de quatro anos que em Dezembro recebeu um transplante de cinco órgãos abdominais de uma criança portuguesa já saiu dos cuidados intensivos e está na Unidade de Reabilitação Intestinal.
...
Actualmente há 27 crianças à espera de um transplante no Hospital La Paz, sendo que cinco delas necessitam de um transplante multivisceral.

Mais informação em:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1784388&page=-1

Dias de frio levam DGS a pedir cuidado com crianças e idosos

A Direcção-Geral da Saúde lembra que os mais vulneráveis ao frio são as crianças, os idosos, os doentes crónicos (principalmente com problemas respiratórios, cardio-vasculares ou anemias), os sem-abrigo e as pessoas cujas casas têm mau isolamento térmico.
A DGS aconselha, por isso, que se use "várias camadas de roupa adequadas à temperatura ambiente", que se "proteja as extremidades do corpo" com luvas, gorros, meias quentes e cachecol, e que se "ingira bebidas e alimentos quentes".

Mais informação em:

Nova vacina contra a pneumonia pode salvar meio milhão de vidas

Uma nova vacina contra a pneumonia está a ser desenvolvida em África, perspectivando-se que possa salvar mais de meio milhão de vidas por ano, em todo o mundo.

Mais informação em:
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1765618&page=-1

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Nasceu o primeiro "bebé medicamento" de França!

O objectivo deste nascimento é utilizar o bebé para salvar os seus irmão mais velhos, que sofrem de uma doença genética "que é grave e incapacitante, causa anemia e requer transfusões de sangue constantes."

"O duplo diagnóstico permitiu assegurar que a criança é imune à doença genética de sangue das quais sofreram as primeiras crianças da família, como também verificar que é um dador compatível com os seus irmãos mais velhos.
Esta compatibilidade de tecidos pode permitir uma transplantação de sangue do cordão umbilical, com o objetivo de tratar os irmãos."

Lê o artigo completo

Bactéria que combate vírus

Este estudo utilizou bactérias previamente atenuadas para combater as infecções virais. As bactérias vão transportar substâncias que conseguem travar a multiplicação dos vírus e, aparentemente, as cobaias tratadas desta forma viveram mais tempo do que as não tratadas. Resta continuar a estudar este assunto...

Retirado de:

Crianças australianas irão viver menos devido a maus hábitos alimentares

O estudo revela que "um em cada quatro alunos australianos entre os oito e os onze anos sofre de excesso de peso ou obesidade o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares e, inclusivamente, o cancro".

Retirado de:

Refrigerantes Light podem aumentar o risco de acidentes vasculares...

Segundo o estudo, o problema é o sódio, que "pode causar aumento da pressão arterial, o que é um fator de risco para as doenças circulatórias."

Analisa este estudo no link:

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Descobre o teu peso ideal!

Visita http://saude.sapo.pt/calculadoras/peso-ideal.html!

Exercícios físicos ajudam a manter a memória em forma

Praticando a memória

Exercícios físicos aeróbicos podem diminuir a perda de memória em idosos e prevenir o declínio cognitivo associado com o envelhecimento.
Esta é a conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos,e que será publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.
A pesquisa verificou que um ano de exercícios físicos moderados foi capaz de aumentar o tamanho do hipocampo em adultos mais velhos, levando a uma melhoria na memória espacial.
De acordo com estudos anteriores, o hipocampo diminui com a idade, o que afeta a memória e aumenta o risco de demência.

Mais informação em:

Super bebés

Bebés sabem que ser forte dá poder

Os bebés são capazes de perceber, apenas com 10 meses, que a força física e estabelecer uma hierarquia social são coisas úteis em situações de conflito, sugere um estudo conjunto das universidades de Harvard, nos EUA, e da de Copenhaga, na Dinamarca, publicado da revista “Science”.
Estudos científicos já haviam comprovado que muitas pessoas, num momento de eleições, tendem a votar no candidato mais alto por haver uma associação inconsciente entre altura e poder.
Agora, investigadores da Universidade de Harvard descobriram que, a partir dos 10 meses de idade, os bebés utilizam o tamanho como pista para interpretar hierarquias sociais, ou como quem diz, para saber quem é que manda.
Segundo os investigadores, “as crianças vêm ao mundo com alguns conceitos básicos mesmo antes de saber falar; estão preparadas para entender a física e a causalidade”, revelou a revista científica New Scientist, na edição da última sexta-feira, dia 28 de janeiro.
O investigador Lotte Thomsen e a sua equipa mostraram a bebés entre 11 e 16 meses uma série de vídeos nos quais blocos de desenhos animados com um olho e uma boca lutam pelo poder. Os blocos tinham uma forma abstrata para que as crianças só prestassem atenção às informações relacionadas com o tamanho e o conflito.
Nos vídeos, um bloco grande e outro pequeno batem um no outro várias vezes enquanto tentam percorrer seus caminhos. Às vezes, o bloco menor baixa-se perante o rival mais alto e segue seu caminho. Noutras, o bloco maior deixa o menor passar.
Thomsen mediu quanto tempo os bebés observavam a tela após cada batalha ter terminado. Em média, eles fixaram a tela durante 20 segundos, tempo em que o bloco grande se rendia ao mais pequeno, mas apenas 12 segundos quando o maior vencia a disputa.
Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, confirmaram em tentativas posteriores que os bebés estavam interessados nos conflitos sociais mostrados nos vídeos e não apenas na física de mover blocos. Eles também mostraram que os bebés adquirem maturidade mental para perceber o domínio social – o famoso quem é que manda – em torno dos dez meses.
Perante estes casos, os psicólogos determinam que, se um bebé observa uma cena durante mais algum tempo é porque a considera mais surpreendente. Thomsen explica que até os bebés que ainda não falam entendem a lógica do domínio social, entendendo que lutas do tipo "Davi acaba com Golias" violam as expectativas humanas.

02 de fevereiro de 2011
Fonte: SAPO

Retirado de: